PROVERE ALENTEJO:

Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos na região do Alentejo

O PROVERE tem como objetivo dinamizar a região Alentejana através das suas diversas potencialidades, integrando universidades, associações empresariais, produtores e cooperativas, entidades governamentais, escolas e outros, visando a criação de economias de escala e uma menor dependência de organismos centrais.

ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA COLETIVA (EEC):

A Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) “Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo insere-se no âmbito do programa PROVERE e pretende criar uma dinâmica de empreendedorismo nos territórios de baixa densidade, tendo como enfoque os recursos silvestres desta região. Para tal, tem-se vindo a apostar numa abordagem que cruza a inovação na produção e transformação dos recursos com a produção e implementação de uma estratégia de marketing que relacione o território de intervenção com o cluster em causa.

Reconhecendo as potencialidades que os recursos endógenos da zona de intervenção podem oferecer ao tecido empresarial local, pretende-se com este projeto trabalhar em parceria com diferentes territórios que possuem os mesmos constrangimentos biofísicos e socioeconómicos, mas também as mesmas potencialidades. Pretende-se também com esta EEC, identificar novas oportunidades de mercado para recursos trabalhados.

Uma importante característica comum ao território da EEC é a existência de condições edafo-climáticas desfavoráveis para a prática agrícola intensiva, que incentivam a necessidade de constituição de estratégias alternativas para o desenvolvimento e aproveitamento dessas áreas rurais.

Pretende-se, por um lado, valorizar, promover e potenciar a internacionalização destes recursos e, por outro, estimular outras áreas de negócio (como o turismo) passíveis de associar à produção destes recursos. São objetivos específicos da EEC, promover a internacionalização dos recursos silvestres do Sul de Portugal, conhecer a cadeia de valor das fileiras de plantas aromáticas e medicinais, dos cogumelos, do medronho e outros pequenos frutos silvestres, assim como garantir o conhecimento e acesso a mercados externos e nacionais e promover a região abrangida pela EEC enquanto área de excelência para a produção de produtos de elevada qualidade e singularidade associados aos recursos silvestres.

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

#3 CAPACITAÇÃO & VALORIZAÇÃO

Promover uma lógica de intervenção mais centrada na capacitação dos agentes e na valorização e promoção dos recursos.

#3 CAPACITAÇÃO & VALORIZAÇÃO

Promover uma lógica de intervenção mais centrada na capacitação dos agentes e na valorização e promoção dos recursos.

#3 CAPACITAÇÃO & VALORIZAÇÃO

Promover uma lógica de intervenção mais centrada na capacitação dos agentes e na valorização e promoção dos recursos.

COMO TRABALHAMOS

PROMOVER

a prossecução das prioridades estratégicas da
Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC)

COORDENAR

e centralizar as interações e a comunicação com os serviços do Programa Operacional Alentejo 2020 e Programa PROVERE de âmbito estratégico

INCENTIVAR

a articulação da EEC Valorização dos Recursos Silvestres
do Alentejo com outras EEC, para fomentar sinergias

FOMENTAR

a partilha de experiências com organismos congéneres europeus, como forma de adquirir conhecimentos e trazer mais-valia à prestação da estrutura

ELABORAR

propostas de revisão e de reprogramação das
atividades de dinamização quando necessário

FORNECER APOIO TÉCNICO

ao líder do projeto e aos respetivos órgãos que integram o consórcio, sobretudo apoio à tomada de decisões e à definição de orientações políticas globais

QUER SABER MAIS?

Estamos à procura de parceiros.

TOP